Lagoa do Paul – Ilha do Pico
A Lagoa do Paul fica localizada na freguesia da Ribeirinha, concelho de Lajes do Pico, na Ilha do Pico. A Lagoa fica a cerca de 800 metros de altitude e integra a Reserva Florestal Natural Parcial do Caveiro.
No interior da ilha e a cerca de 10 quilómetros das Lajes do Pico, está a Lagoa do Paul. Junto com as lagoas do Caiado, do Rosado e do Ilhéu, forma um conjunto de belíssimas lagoas e de grande interesse para quem quer conhecer os monumentos naturais da Ilha do Pico.
Índice de conteúdos [ocultar]
História
Antigamente, era na Lagoa do Paul que as mulheres da localidade lavavam as suas roupas. Este era um momento social, onde a tarefa era realizada num ambiente festivo e rodeado de muita alegria.
Como a lagoa está a uma altitude bastante elevada, provoca condensação nas suas encostas, desta forma, contribui significativamente para a manutenção do lençol de água. Na Lagoa do Paul também é muito frequente a presença de nevoeiro, conferindo-lhe uma aparência misteriosa e de beleza ímpar.
A lagoa é rodeada por uma paisagem verdejante, onde vivem uma fauna muito rica e um ótimo lugar para a observação de diversas espécies de aves. A estrada que leva até às lagoas tem uma grande altitude, proporcionando uma boa visão das belas paisagens da Ilha do Pico.
No verão é comum o nível da água diminuir bastante.
Observação de Aves
No entorno verdejante da Lagoa do Paul, com as suas pastagens repletas de charcas, de juncos, e por matos de cedro e vassoura, é um dos melhores lugares da ilha para a observação de espécies de aves.
Além de galinholas e narcejas, entre as espécies mais comuns na lagoa são o melro, a lavandeira, a ferfolha e o tentilhão dos Açores. As aves raras que fazem parte da paisagem da lagoa são as: marrequinha-americana, marreca-d’asa-azul, piadeira-americana, zarro-de-colar, narceja de Wilson, perna-amarela-pequena, pilrito-de-colete.
A Lagoa do Paul é um local de paragem obrigatória para quem quer estar em contato com a natureza quase selvagem da Ilha do Pico. Cercada por uma longa cordilheira de cabeços vulcânicos, com campos muito verdes e o som dos pássaros, é o local perfeito para encontrar momentos de muita tranquilidade e comunhão com a natureza.
A melhor época para observar as espécies residentes na Ilha do Paul é de Março a Julho. Já as espécies mais raras que são migratórias, estão na lagoa de Outubro a Março.
Outras espécies que também podem ser observadas na lagoa são a marrequinha, a piadeira, a milhafre, a perna-verde, a toutinegra dos Açores, a vinagreira, o canário-da-terra.
- Mais informações sobre Observação de Aves na Lagoa do Paul, aqui.
Curiosidades
Recentemente a Lagoa do Paul recebeu um investimento de mais de 200 mil euros, beneficiando a agricultura e reforçando a capacidade de armazenamento de água no Concelho das Lajes do Pico. Na região da lagoa vivem em torno de 27 mil animais, a sua maioria aves, que dependem da Lagoa do Paul para sobreviverem.
Localização no Mapa
Estando com viagem marcada para a Ilha da Montanha, não deixe de incluir no seu roteiro as belas lagoas da Reserva Florestal Natural Parcial do Caveiro.
Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >