Ilhéus das Formigas – Ilha de Santa Maria

Os Ilhéus das Formigas estão localizados entre as ilhas do Grupo Oriental, estando a norte da Ilha de Santa Maria.

Apesar da sua beleza e das suas características distintas, ainda é um dos locais do arquipélago menos visitados, justamente pela sua localização isolada em relação às ilhas.

O conjunto de oito ilhas estão localizados cerca de 60 quilómetros da Ilha de São Miguel e cerca de 37 quilómetros da Ilha de Santa Maria. Em conjunto com o Recife de Dollabarat compõem uma Reserva Natural Regional protegida por lei, sendo ambos de uma beleza única.

Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Fernando Tempera

História dos Ilhéus

Acredita-se que os Ilhéus das Formigas teriam sido primeiramente avistados no ano de 1431, numa expedição de reconhecimento por Gonçalo Velho Cabral.

A sua localização no oceano fez com que a sua presença apresentasse perigo para os navios que por ali passavam, principalmente em dias de pouca visibilidade. Por esse motivo, em 1883, decidiram construir um farol, porém a construção começou apenas em 1895.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

Devido À localização isolada dos ilhéus e de muitas dificuldades técnicas e logísticas encontradas na construção do farol, este foi concluído apenas em 1948. Alguns anos depois, em 1962, o farol passou por remodelações e foi modernizado.

Características

Os Ilhéus das Formigas possuem um comprimento de cerca de 165 metros (de norte a sul) e cerca de 80 metros de largura.

O Ilhéu é formado por oito rochedos bastante baixos, o de maior altura, chamado de Formigão, possui cerca de 11 metros acima do nível do mar.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

O local é de enorme importância ecológica, pois há uma grande diversidade marinha, como tartarugas e tubarões, que escolhem o local para se alimentarem e reproduzirem.

Os rochedos são formados por escoadas lávicas basálticas submarinas, possuindo de 4 a 6 milhões de anos, e também é formado por formações calcárias com origens mais recentes. O ilhéu devido às suas características e localização é inabitável.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

Acesso – Como chegar

O acesso aos Ilhéus é feito de barco, saindo de três portos:

  • Porto da Vila do Porto (Ilha de Santa Maria) sendo uma viagem com cerca de 70 minutos;
  • Porto de Vila Franca do Campo (Ilha de São Miguel) a 120 minutos do Ilhéu;
  • Porto de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) a 150 minutos do Ilhéu.

Farol das Formigas

O Farol das Formigas está localizado a cerca de 600 metros ao sul dos Ilhéus das Formigas. A torre do farol possui 19 metros de altura e a sua luz está a 22 metros acima do nível do mar.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

Há dias em que as rochas ficam todas submersas, ficando apenas o Farol visível. O Farol pode ser avistado a cerca de 12 milhas náuticas de distância.

O local não tem muita estrutura para embarcações, porém possui dois pequenos ancoradouros, um a leste e outro a oeste, com rampas de acesso que ligam ao farol.

Fauna e Flora

A fauna dos Ilhéus das Formigas é vasta. Há diversas espécies que passam pelo Ilhéu ou que escolhem viver por lá. São tartarugas, tubarões e diversos cetáceos que escolhem o local para reprodução e alimentação. A importância da fauna local levou os Ilhéus a serem classificados como Zona Húmida de Importância Internacional pela Convenção de RAMSAR.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

A flora dos Ilhéus das Formigas é formada por Coralina Officinalis, de coloração rosa e lilás, que fica nas zonas de marés ou então agarradas às rochas. Mais a fundo estão as laminárias (único local nos Açores com esta espécie) que estão entre 45 e 60 metros de profundidade e diversas outras espécies importantes para a sustentabilidade do ecossistema.

Proteção da área

Em 1988 foi criada a Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas, que compreende o Ilhéu das Formigas e o recife chamado de Dollabarat.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) SIaram

Em 2003, a Reserva Natural foi reclassificada em Reserva Regional. A lei protege os ilhéus e todos os recursos marinhos do Banco das Formigas.
Nesta aérea é proibido realizar actividades de pesca; colheita de material geológico ou arqueológico sem autorização da autoridade competente; a perturbação das aves que estão nos ilhéus e o abandono de resíduos de qualquer tipo no local.

Banco das Formigas / Ilhéus das Formigas - Açores

(C) Siaram

O Banco das Formigas é de extrema importância, sendo classificada também como Sítio de Interesse Comunitário e também foi integrada na Rede Natura 2000, além de ser uma Área Marinha Protegida ao Abrigo da Convenção OSPAR.

Mergulho nos Ilhéus das Formigas

A experiência de mergulhar nos Ilhéus das Formigas é única. As águas claras e a variedade de espécies marinhas a transforma em um dos melhores locais de mergulho dos Açores.

Porém, é recomendado apenas para mergulhadores experientes, pois é um local propenso a correntes e distante de abrigo.

Localização no Mapa

Vídeo

 

Os Ilhéus das Formigas são um atractivo que merece atenção, principalmente por quem busca um turismo mais aventureiro e que esteja fora da rota turística tradicional.


Avalie este conteúdo