Fofas da Povoação – Como são feitas e como fazer

Quem passa pela Vila da Povoação, na Ilha de São Miguel, não pode deixar de ir até a um café ou pastelaria em busca do famoso doce da vila: as Fofas da Povoação.

Seja residente ou visitante a paragem para provar esta maravilha açoriana é obrigatória.

Fofas da Povoação - São Miguel - Açores

O que são as Fofas da Povoação?

As Fofas da Povoação são um doce típico da Vila da Povoação, na Ilha de São Miguel. As Fofas da Povoação possuem uma massa muito parecida com as do éclair, a sua massa leva erva-doce e é recheada com baunilha ou limão e muita manteiga, recebendo ainda, um cordão de chocolate para dar um toque especial por cima. Este doce pode ser encontrado na maioria dos cafés de Povoação.

História

O que se diz na Vila é que as Fofas da Povoação nasceram pelas mãos de fada de uma local chamada Dona Angelina (já falecida). Os mais antigos da Povoação garantem que o sabor original das fofas era o confecionado pelas mãos da Dona Angelina, que faleceu deixando a receita original do doce para a família. A família ainda possui o negócio local do café, onde ainda é vendido as saborosas Fofas da Povoação. Café e supermercado APL (António Pereira da Luz) in Olhar Povoacense

Fofas da Povoação - São Miguel - Açores

Como fazer Fofas da Povoação

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sal;
  • 125 g de manteiga;
  • 15 ovos;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de sementes de funcho (erva-doce);
  • 500 ml de água e leite;
  • 500 g farinha;
  • Creme de baunilha ou creme de limão (opcional).

Modo de preparo

Num tacho acrescente a água, o leite, o sal, as sementes de erva-doce, a manteiga e o açúcar. Leve ao lume até levantar fervura. Depois acrescente a farinha peneirada ao restante dos ingredientes. Vá mexendo a massa ainda ao lume até que se desprenda do tacho.

Quando a massa estiver pronta deixe-a arrefecer e acrescente os ovos separadamente, mexendo sempre após inserir cada ovo. Mexe-a bem até todos os ovos serem bem absorvidos e até que a massa tenha a consistência de um merengue encorpado.

Unte um tabuleiro e polvilhe-o. A seguir coloque os montinhos do doce e leve a cozer em forno quente – aproximadamente 220º C.

Quando as fofas estiverem douradas, tire-as do forno e recheie-as com o creme de baunilha ou limão e acrescente a trança de chocolate para dar o detalhe final.

Fofas da Povoação - São Miguel - Açores

Curiosidades

As Fofas da Povoação são normalmente confeccionadas na época do carnaval, mas é possível encontrá-la na Vila durante todo o ano. O doce está muito presente nas festas de Carnaval, principalmente porque durante o evento há muitas danças e brincadeiras, e durante a madrugada há uma refeição para recuperar as forças para continuar com a folia durante a madrugada. Nestas refeições é muito comum os participantes levarem as Fofas para alegria dos foliões.

As Fofas da Povoação trazem muito orgulho aos micaelenses. É difícil alguém visitar a ilha e não se dirigir até à Povoação para se deliciar com um doce tradicional e delicioso. Faça o mesmo ao visitar a ilha, não deixe de experimentar esta iguaria de Povoação.

Veja também: Gastronomia e Doces Típicos dos Açores


Fofas da Povoação – Como são feitas e como fazer
5 (100%) 1 avaliações