Farol Ponta da Barca – Ilha Graciosa

Localizado na costa noroeste da Ilha Graciosa, em Ponta da Barca, o Farol da Ponta da Barca é mais uma das belas construções antigas do arquipélago dos Açores, chamando à atenção pelo seu interessante projeto arquitetónico, tendo sido planeado em 1883.

Farol da Ponta da Barca, Ilha Graciosa

História do Farol da Ponta da Barca

Foi no dia 1 de fevereiro de 1930 que o Farol da Ponta da Barca começou a funcionar, sendo composto por uma torre de 23 metros de altura e 71 metros de altitude. Para garantir o pleno funcionamento do farol e salvaguarda da navegação, foi instalado um aparelho lenticular dióptrico catadióptrico, e como fonte luminosa, um eclipsor a gás BBT.

A estrada de acesso até ao Farol da Ponta da Barca é feita através de Santa Cruz da Graciosa, e sofreu uma grande reconstrução em 1935, por forma a facilitar a chegada dos turistas. Quanto às habitações do farol, tiveram uma evolução no decorrer dos anos, passando a abrigar quatro faroleiros.

No que diz respeito à parte elétrica, em 1958 o farol contava com uma fonte luminosa de 3000W 110V, a alcançar 41 milhas. Porém, a partir do ano de 1980, a fonte foi substituída por uma de 1000W 120V, tendo ficado com uma redução no alcance para 20 milhas.

Já em 1978, o Farol da Ponta da Barca sofreu alguns danos na sua construção, devido a uma forte trovoada que o atingiu. No entanto, houve a restauração deste farol que, desde então, mantém-se nesta fisionomia até aos dias de hoje, sendo propriedade da Marinha Portuguesa.

A celebração do aniversário de 80 anos do Farol da Ponta da Barca aconteceu no mês de março de 2010, e contou com uma exposição dedicada ao assinalamento marítimo e história do farol. Além disso, o diretor do Museu da Graciosa, o Capitão do Porto e o chefe do farol fizeram uma importante apresentação a todos o que participaram do evento.

Se estiver a planear visitar a Ilha Graciosa, não deixe de conhecer o Farol da Ponta da Barca! Ponto turístico de grande valor histórico, com uma arquitetura evidente e uma vista para excelentes fotografias!

Farol da Ponta da Barca, Graciosa
Farol da Ponta da Barca, Graciosa
Fotografia de Manuela Juliano

Visitar o Farol da Ponta da Barca

O Farol da Ponta da Barca está aberto para visitas todas as quartas-feiras durante o período da tarde, das 14h às 17h.

Possui um museu que conta a história dos mais de 80 anos da ciência da luz. Uma curiosidade: o farol serviu por muitos anos como um tipo de relógio, pois quando a luz era acesa, significava o fim do árduo trabalho nos campos da região.

Localização no Mapa

E prepare-se: apesar dos vários degraus para chegar até ao ponto mais elevado (mais de 110 degraus), é possível ter uma vista panorâmica de toda Ilha Graciosa, recheada de muitas belezas naturais. Vale a pena o esforço!

Ilhéu da Baleia
Ilhéu da Baleia
Fotografia de Paulo Branco

Próximo do local há, ainda, o Miradouro da Ponta da Barca, que oferece aos visitantes uma vista do Ilhéu da Baleia, bem como da orla e do mar, num lindo e infinito horizonte. Paragem obrigatória!


Créditos e Referências: AMN

byAçores recomenda: O seu anúncio aqui? Anunciar
Observação de Cetáceos (Baleias e Golfinhos) em São Miguel Diversos tipos de baleias e outros cetáceos escolhem os Açores como habitat. Com este passeio de barco pela costa de São Miguel, poderá avistar esses grandes mamíferos. Anúncio byAçores
Rent a Car em Ponta Delgada e Flores - Desde 4,99€/dia Magic Islands: Rent a Car Açores, estamos nas Ilhas de São Miguel e das Flores. Aluguer de carro nos Açores. Conheça a nossa frota e escolha a sua viatura. Anúncio byAçores
Voos para os Açores e Pacotes de Viagem | Férias nos Açores Encontre e conheça as melhores ofertas de viagem para os Açores. Viagem com voo, alojamento, viatura e ou actividades tudo incluído. Escolha o pacote ideal para si. Anúncio byAçores