A equipa do byAçores foi viver de perto a experiência de fazer canyoning, na Ribeira dos Caldeirões, na Ilha de São Miguel. Uma atividade que nunca tínhamos realizado e que todos os elementos da equipa aceitaram com muito entusiasmo. A convite dos nossos parceiros da Fun-Activities, aceitamos o desafio de participar numa das actividades mais procuradas por quem visita a ilha.

Com base no feedback de vários turistas que nos procuram para reservar esta atividade e ou que partilham as suas aventuras no grupo Amantes dos Açores, sabemos que é uma atividade com adrenalina e superação à mistura. Aliada à natureza envolvente e a cascatas e riachos únicos que contemplam os percursos devidamente criados / adaptados para a realização, em segurança, desta atividade.

Grupo no ponto de partida

Canyoning na Ribeira dos Caldeirões

O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões não deixa ninguém indiferente, mas engane-se quem pensa que a atividade de canyoning será descer a cascata principal, avistada da estrada regional. Toda a ação acontecer um pouco mais atrás desta e encontrará muitas mais cascatas incríveis!

Por azar (ou sorte) no dia da nossa atividade, durante a noite, choveu torrencialmente. Não esperávamos que isto fosse acontecer e… embora, o primeiro impacto seria que talvez não fosse possível realizar a atividade: verificou-se que a chuva ajudou a criar um cenário ainda mais único, tornando a atividade ainda mais… radical!

Reservar e Início

Existem vários locais para fazer canyoning na Ilha de São Miguel, sendo que deverá escolher o local com base na sua experiência na atividade. A Ribeira dos Caldeirões é considerado um bom ponto de partida para quem nunca vivenciou esta atividade e ou está a iniciar.

Se é a sua primeira vez, recomendamos este local. Aconteceu connosco e de facto, todo o trajecto foi tranquilo no que diz respeito aos receios iniciais e ou possíveis “medos”.

Chegado ao ponto de partida / encontro, no parque de estacionamento do Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, fomos recebidos, juntamente com um pequeno grupo de turistas, pelo João e o Hugo. Rapidamente trataram de nos deixar à vontade, explicando alguns pontos principais e importantes sobre a atividade, seguindo-se depois a hora de vestir o equipamento adequado.

Nota: Após ou durante a reserva, poderá ser solicitado o tamanho do seu pé, altura e peso. Isto é importante para que possam levar o fato e calçado que se adapte a si.


Reservar online Canyoning


Tudo a postos? Chegou a hora de começar a aventura!

Como correu a nossa atividade

Dos três elementos da equipa byAçores que participaram nesta atividade, tivemos três cenários de tipo de participante:

  • Sylvie: a cheia de adrenalina;
  • Catarina: com adrenalina e nervos à mistura;
  • Bruno: o receoso mas disposto a ultrapassar obstáculos.

Portanto tínhamos tudo para uma grande aventura!

Início da atividade, junto à cascata, com tempo para molhar os fatos e tirar uma fotografia de grupo. Seguimos numa caminhada em grupo até ao primeiro obstáculo: descer uma cascata com recurso a corda.

Até chegarmos a este ponto, passamos por alguns riachos com tempo para animação constante por parte do colaborador João que foi incansável: quer na animação da malta, como na explicação de todos os passos para realizarmos a actividade em segurança, em conjunto com o guia Hugo.

Como indicamos, fizemos a atividade com um pequeno grupo de turistas (que naquele momento pareciam família, ajudamo-nos mutuamente e partilhamos momentos bastante engraçados). Para iniciar a atividade, nada como deixar alguém ir à frente para ver como é, não é verdade? Assim foi.

O membro da equipa mais receoso, depois de ver a primeira descida, chegou-se à frente e “eu sou o próximo”! O Bruno desbloqueou qualquer receio que até ao momento estava ali e avançou com toda a força cascata abaixo! Um sucesso na descida e o que viesse daqui para a frente (parecia) que não seria um problema.

De seguida foi a vez da Catarina que, depois de perceber também como descer uma cascata que transbordava de água (devido às chuvas da noite anterior) ficou apaixonada pela atividade. E ainda só íamos no primeiro obstáculo.

E por fim, a descida da Sylvie que veio apenas confirmar o ponto inicial. Adorou e a adrenalina estava no máximo. Tão no máximo que nos próximos obstáculos foi a primeira a realizar todos!!

Depois desta descida, tivemos uma descida de cascata mas sentados e levados pela força da água, seguindo-se uma subida que nos levaria para o terceiro desafio da atividade: o primeiro salto.

O primeiro salto

Estamos a falar de um salto de 3 a 4 metros que, do ponto de vista e na primeira pessoa, podem parecer 10. A adrenalina aliada aos nervos, faz-nos questionar: salto? A Sylvie estava na fase em que os guias explicavam como se fazia… e ela fazia! Saltou, gritou e adorou!

De seguida, foi a vez da Catarina que embora estive com receio de saltar e nos tenham dito “é só dar um passo em frente”, acabou por dar um belo salto e divertiu-se imenso! Por fim, e não menos importante, o salto do Bruno (o mais receoso no meio disto tudo) mas que ainda assim ganhou coragem, saltou e chegou lá baixo com o coração na boca mas com uma sensação de liberdade e adrenalina incríveis. “Que loucura!!!”

O segundo salto

Depois de um salto, nada melhor que dois, não é verdade? Para este já estávamos todos numa fase de “vamos a isso” e sem qualquer receio. Tudo foi desbloqueado nos passos anteriores e, a cada fase seguido, já só queríamos mais e mais. Isto tudo de forma natural, e onde começamos a refletir que realmente esta é uma atividade única num local igualmente único. Quem gosta de adrenalina, tem de fazer esta atividade uma vez na vida, sem dúvida.

Ultrapassado o segundo salto, íamos caminhando em direção ao último obstáculo, sem nos apercebermos. Uma descida em rappel, junto a uma cascata incrível e que, derivado às chuvas da noite anterior, parecia um chuveiro abundante.

Depois da descida nada como uma reunião de grupo debaixo desta cascata, como podem ver na foto abaixo.

Equipa byAçores no final da atividade. Catarina, Sylvie e Bruno

O fim

Sem sabermos, estaríamos – infelizmente – no final da atividade. Como assim, passaram-se já 3 horas e já acabou? Queríamos mais! Aliás, todos queriam mais!

Era hora de regressar ao ponto de partida, partilhar opiniões e, sem dúvida, ficar com uma experiência e memória para sempre de uma atividade incrível.


Primeiramente, queremos mais! Agora que já sabemos e vivenciamos esta experiência incrível, queremos o próximo nível, o próximo spot. E isso haverá de acontecer numa próxima viagem.

Se gosta de adrenalina, ultrapassar obstáculos, sentir liberdade, aliado a um elevado sentimento de alegria, esta é – sem dúvida – uma atividade a realizar durante a sua estadia. Todos os nossos receios e desconhecimentos desta atividade ficaram bem esclarecidos e mitigados.

Vídeo

Um pequeno resumo com alguns destaque da atividade

Esta foi a nossa aventura numa actividade que vimos imensas pessoas fazer ao longo das nossas estadias, mas que não tínhamos a noção de como espetacular e incrível. Queremos agradecer à Fun Activities pela oportunidade e experiência incrível que nos proporcionou. Obrigado também ao João e Hugo pela animação constante!

Se, tal como nós, nunca pensou em fazer esta actividade e ou tem receio… esqueça isso tudo: faça canyoning na Ribeira dos Caldeirões (ou outro spot disponível) e desfrute de cada segundo! Nós fizemos e… certamente voltaremos a repetir.

Fun Activities Azores Adventures

PDL Business & Cowork Center Av. D. João III, nº33 Ponta Delgada,
9500-789 Ponta Delgada
Ilha de São Miguel
Facebook
Instagram
Website
Ver ficha completa