https://www.youtube.com/watch?v=3c5H2rmf1RI
A Graciosa e, em particular, a sua espantosa Furna do Enxofre são o cenário para conhecer a vida e a obra de Francisco Afonso Chaves, uma figura central na História da emergência da Ciência Moderna em Portugal.
Criador do serviço meteorológico dos Açores, o Coronel Afonso Chaves contribuiu decisivamente para a melhoria das previsões meteorológicas na Europa, para promover a importância estratégica dos Açores no mundo e para estreitar as relações entre as nove ilhas do arquipélago.
Cúmplice científico do Príncipe Alberto I do Mónaco, que por sua vez foi o mentor do Rei D.Carlos nas Ciências do Mar, o Coronel Afonso Chaves viajou por muitos países, onde tinha pares científicos de primeira relevância, e conheceu como ninguém cada uma das ilhas dos Açores.
Naturalista, fotógrafo amador, astrónomo, especialista em meteorologia, sismografia e geomagnetismo, em finais do séc. XIX Afonso Chaves não resistiu à tentação de descer à Furna do Enxofre, num tempo em que isso significava risco de vida. Uma visita guiada pela investigadora Conceição Tavares.
Vídeo por João Santos
Receba novidades, conteúdos, destaques...