Visita Guiada à Ilha Graciosa


A Graciosa e, em particular, a sua espantosa Furna do Enxofre são o cenário para conhecer a vida e a obra de Francisco Afonso Chaves, uma figura central na História da emergência da Ciência Moderna em Portugal.

Criador do serviço meteorológico dos Açores, o Coronel Afonso Chaves contribuiu decisivamente para a melhoria das previsões meteorológicas na Europa, para promover a importância estratégica dos Açores no mundo e para estreitar as relações entre as nove ilhas do arquipélago.

Cúmplice científico do Príncipe Alberto I do Mónaco, que por sua vez foi o mentor do Rei D.Carlos nas Ciências do Mar, o Coronel Afonso Chaves viajou por muitos países, onde tinha pares científicos de primeira relevância, e conheceu como ninguém cada uma das ilhas dos Açores.

Naturalista, fotógrafo amador, astrónomo, especialista em meteorologia, sismografia e geomagnetismo, em finais do séc. XIX Afonso Chaves não resistiu à tentação de descer à Furna do Enxofre, num tempo em que isso significava risco de vida. Uma visita guiada pela investigadora Conceição Tavares.

Vídeo por João Santos

Os Açores no seu email

Receba novidades, conteúdos, destaques...

Li e aceito a Política de Privacidade