Açores recebem certificação de destino turístico sustentável

Publicidade

O Arquipélago dos Açores recebeu, a 5 de Dezembro de 2019, a certificação de destino turístico sustentável. É o primeiro e único arquipélago do mundo, assim como também a primeira região do país, a receber este importante selo.

Lagoa do Congro - São Miguel, Açores

(C) lchacal

O mesmo foi atribuído apenas a 13 regiões no mundo, tendo sido entregue com a categoria “prata” pela certificadora Earthcheck. Este é um grupo internacional de certificação e consultoria de benchmarking cientifico em viagens e turismo. Funciona desde 1987.

Esta certificação está de acordo com os critérios do Global Sustainable Tourism Council [Conselho Global de Turismo Sustentável], organismo internacional de acreditação para a certificação de turismo sustentável.

Publicidade

Açores, destino de turismo sustentável

Este processo de certificação dos Açores como destino de turismo sustentável teve início em 2017, tendo sido proclamado pelas Nações Unidas como Ano Internacional do Turismo Sustentável

Esta distinção serve não só para – internamente – despertar os agentes do setor para a importância de posicionarem os seus negócios e as suas áreas dentro destas práticas, assim como o destino Açores consiga captar segmentos que valorizam as preocupações na área da sustentabilidade.

Esta distinção acarrnta igualmente responsabilidades, sendo que os Açores têm “a obrigação” de cuidar do seu património. Esta certificação tem a validade de um ano – por ser uma certificação “prata” – sendo possível a permanência da certificação e evolução para outros patamares.

Pode saber mais sobre os Açores como destino turístico sustentável aqui.

Na imprensa:

Actividades populares nos Açores: