Ilhéus das Formigas – Ilha de Santa Maria
Os Ilhéus das Formigas estão localizados entre as ilhas do Grupo Oriental, estando a norte da Ilha de Santa Maria.
Apesar da sua beleza e das suas características distintas, ainda é um dos locais do arquipélago menos visitados, justamente pela sua localização isolada em relação às ilhas.
O conjunto de oito ilhas estão localizados cerca de 60 quilómetros da Ilha de São Miguel e cerca de 37 quilómetros da Ilha de Santa Maria. Em conjunto com o Recife de Dollabarat compõem uma Reserva Natural Regional protegida por lei, sendo ambos de uma beleza única.
Índice de conteúdos [ocultar]
História dos Ilhéus
Acredita-se que os Ilhéus das Formigas teriam sido primeiramente avistados no ano de 1431, numa expedição de reconhecimento por Gonçalo Velho Cabral.
A sua localização no oceano fez com que a sua presença apresentasse perigo para os navios que por ali passavam, principalmente em dias de pouca visibilidade. Por esse motivo, em 1883, decidiram construir um farol, porém a construção começou apenas em 1895.
Devido À localização isolada dos ilhéus e de muitas dificuldades técnicas e logísticas encontradas na construção do farol, este foi concluído apenas em 1948. Alguns anos depois, em 1962, o farol passou por remodelações e foi modernizado.
Características
Os Ilhéus das Formigas possuem um comprimento de cerca de 165 metros (de norte a sul) e cerca de 80 metros de largura.
O Ilhéu é formado por oito rochedos bastante baixos, o de maior altura, chamado de Formigão, possui cerca de 11 metros acima do nível do mar.
O local é de enorme importância ecológica, pois há uma grande diversidade marinha, como tartarugas e tubarões, que escolhem o local para se alimentarem e reproduzirem.
Os rochedos são formados por escoadas lávicas basálticas submarinas, possuindo de 4 a 6 milhões de anos, e também é formado por formações calcárias com origens mais recentes. O ilhéu devido às suas características e localização é inabitável.
Acesso – Como chegar
O acesso aos Ilhéus é feito de barco, saindo de três portos:
- Porto da Vila do Porto (Ilha de Santa Maria) sendo uma viagem com cerca de 70 minutos;
- Porto de Vila Franca do Campo (Ilha de São Miguel) a 120 minutos do Ilhéu;
- Porto de Ponta Delgada (Ilha de São Miguel) a 150 minutos do Ilhéu.
Farol das Formigas
O Farol das Formigas está localizado a cerca de 600 metros ao sul dos Ilhéus das Formigas. A torre do farol possui 19 metros de altura e a sua luz está a 22 metros acima do nível do mar.
Há dias em que as rochas ficam todas submersas, ficando apenas o Farol visível. O Farol pode ser avistado a cerca de 12 milhas náuticas de distância.
O local não tem muita estrutura para embarcações, porém possui dois pequenos ancoradouros, um a leste e outro a oeste, com rampas de acesso que ligam ao farol.
Fauna e Flora
A fauna dos Ilhéus das Formigas é vasta. Há diversas espécies que passam pelo Ilhéu ou que escolhem viver por lá. São tartarugas, tubarões e diversos cetáceos que escolhem o local para reprodução e alimentação. A importância da fauna local levou os Ilhéus a serem classificados como Zona Húmida de Importância Internacional pela Convenção de RAMSAR.
A flora dos Ilhéus das Formigas é formada por Coralina Officinalis, de coloração rosa e lilás, que fica nas zonas de marés ou então agarradas às rochas. Mais a fundo estão as laminárias (único local nos Açores com esta espécie) que estão entre 45 e 60 metros de profundidade e diversas outras espécies importantes para a sustentabilidade do ecossistema.
Proteção da área
Em 1988 foi criada a Reserva Natural dos Ilhéus das Formigas, que compreende o Ilhéu das Formigas e o recife chamado de Dollabarat.
Em 2003, a Reserva Natural foi reclassificada em Reserva Regional. A lei protege os ilhéus e todos os recursos marinhos do Banco das Formigas.
Nesta aérea é proibido realizar actividades de pesca; colheita de material geológico ou arqueológico sem autorização da autoridade competente; a perturbação das aves que estão nos ilhéus e o abandono de resíduos de qualquer tipo no local.
O Banco das Formigas é de extrema importância, sendo classificada também como Sítio de Interesse Comunitário e também foi integrada na Rede Natura 2000, além de ser uma Área Marinha Protegida ao Abrigo da Convenção OSPAR.
Mergulho nos Ilhéus das Formigas
A experiência de mergulhar nos Ilhéus das Formigas é única. As águas claras e a variedade de espécies marinhas a transforma em um dos melhores locais de mergulho dos Açores.
Porém, é recomendado apenas para mergulhadores experientes, pois é um local propenso a correntes e distante de abrigo.
Localização no Mapa
Vídeo
Foto aérea
A imagem de destaque deste artigo é da autoria de Carlos Melo. Foto partilhada no Instagram:
Ver esta publicação no Instagram
Os Ilhéus das Formigas são um atractivo que merece atenção, principalmente por quem busca um turismo mais aventureiro e que esteja fora da rota turística tradicional.
- Seguro de viagem com 15% desconto para os Açores ou outro destino Clique aqui para simular >
- Procura viagens para os Açores? Veja estas promoções >
- Alugar viatura nos Açores? As melhores rent-a-car >
- Actividades e Experiências durante a sua estadia? Confira aqui >
- Ver Baleias e Golfinhos? Reserve já online >
- Teve um Voo Cancelado ou Atrasado nos últimos 3 anos? Receba aqui a sua compensação >