Miradouro do Facho – Praia da Vitória, Ilha Terceira

Tempo de leitura: 2 minutos | Ilha Terceira

Publicidade

O Miradouro do Facho fica localizado na Serra do Facho, concelho de Praia da Vitória, na Ilha Terceira. O Miradouro oferece uma vista excepcional sobre o mar, a baía e a Marina da Praia da Vitória.

Um dos locais mais procurados pelos visitantes, o Miradouro do Facho, encanta oferecendo um panorama muito peculiar que vai desde as Serras do Facho e do Cume até o areal da baía da Praia da Vitória.

Praia da Vitória
Praia da Vitória
Fotografia de Paulo Branco

História do Miradouro

O seu nome, Miradouro do Facho, deve-se ao fato de que neste ponto era mantida acesa uma fogueira, durante todas as noites, como farol de aviso aos navegadores.

Publicidade

Durante a Guerra Civil Portuguesa, que decorreu de 1828 a 1834, tanto na Serra do Facho como em várias outras localidades portuguesas, foi restabelecido o sistema de fachos, sinais capazes de enviar mais de 60 tipos de mensagens diferentes através de bandeiras em mastros em cruz.

Praia da Vitória
Praia da Vitória
Fotografia de Filipe Bem

Para chegar até o Miradouro, pode-se usar uma escadaria na encosta pelo lado da cidade ou pela estrada, onde é possível subir de carro até lá em cima.

Publicidade

O Miradouro do Facho abriga o Monumento do Imaculado Coração de Maria, uma estátua de bronze de seis metros de altura, que foi esculpida pelo micaelense Álvaro Raposo de França. O monumento construído em cima de um pedestal de 16 metros de altura, foi feito em homenagem à padroeira da cidade e demorou 16 anos para ficar pronto, tendo sido iniciado em 1983 e inaugurado em 1999.

Praia da Vitória
Praia da Vitória
Fotografia de Nelson Ribeiro

Localização no Mapa

Publicidade

Contemplar a Praia da Vitória através do Miradouro do Facho é uma experiência maravilhosa e proporciona imagens incríveis da Praia da Vitória. É um local tranquilo, que proporciona momentos de muita paz e serenidade.

Veja também: O que visitar na Praia da Vitória >


Promoções de Viagens para os Açores