Terceira Todos os mergulhadores CosteiroGruta

Arcadas do Judeu

até 16m corrente fraca

Ficha do spot

16mProf. máxima
10mProf. média
FracaCorrente
Costeiro, GrutaTipo
Todos os mergulhadoresExperiência
TerceiraIlha

Ideal para

Mergulho NoturnoFotografia SubaquáticaBatismo MergulhoSnorkelling

As Arcadas do Judeu são um local abrigado e de pouca profundidade, o que o torna adequado a qualquer nível de experiência, incluindo quem prefere ficar à superfície a fazer snorkelling. Fica numa pequena enseada junto ao porto de pescas de Porto Judeu, em frente aos Ilhéus das Cabras, na ilha Terceira, e é nas suas imponentes formações rochosas que reside o carácter único do mergulho.

Seguindo para oeste, chega-se a uma primeira arcada comprida, com cerca de 7 metros de largura, onde é possível cruzar com algumas espécies, como o peixe-cão (Bodianus scrofa). A partir daí, um corredor de cerca de 10 metros abre caminho entre duas paredes verticais e desemboca numa pequena baía, onde surge uma notável escadaria de pedra que sobe desde o fundo até à superfície.

Esta escadaria é um fenómeno geológico de origem vulcânica, formado por um conjunto de colunas de basalto encaixadas umas nas outras, quase como uma calçada de pedra. Nasce da disjunção prismática de uma grande massa de lava basáltica e lembra, em pequena escala, a conhecida Calçada dos Gigantes, na Irlanda.

Como chegarBarco 15 min do Porto de Angra do Heroísmo, 45 minutos do Porto da praia da Vitória

Fonte: Mergulhar nos Açores - Visit Azores

Publicidade