Gruta das Agulhas – Ilha Terceira

Publicidade

A Gruta das Agulhas é um Tubo de Lava que está localizado na freguesia de Porto Judeu, no concelho de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira.

A Gruta localiza-se na zona costeira sul da ilha e a sua entrada fica na arriba costeira. A Gruta é uma das principais atrações do Porto Judeu.

Gruta das Agulhas - Ilha Terceira, Açores

(C) SIARAM

Índice de conteúdos

História

A Gruta das Agulhas foi descoberta em 1967 pelo grupo Associação Espeleológica “Os Montanheiros”. O seu nome foi dado pelo facto da existência de grande quantidade de formações sedimentares em forma de agulhas, com dimensões entre 0,2 cm e 0,5 cm de comprimento, que estão nos tectos e paredes da gruta.

Publicidade
aGruta das Agulhas - Ilha Terceira, Açores

(C) SIARAM

O Tubo Lávico formou-se pelo arrefecimento das lavas em contacto com o ar e com as formações ao redor, formando, assim, uma crosta endurecida. Quando a erupção chegou ao fim, formou grutas ou tubos lávicos. Passado algum tempo, o local começou a apresentar diversas plantas, principalmente na entrada das grutas, e começou a surgir uma colonização de animais dentro da mesma.

Desde que a Gruta das Agulhas foi descoberta, tem sido estudada, principalmente pelo facto da existência de uma fauna variada de cavernícola. A responsabilidade da Gruta é de “Os Montanheiros”, sendo que iluminaram o local e colocaram uma porta mais apropriada na entrada da gruta, porém com a força do mar tudo foi destruído e actualmente encontra-se aberta, porém sem a exploração turística.

Características

A formação geológica da gruta deveu-se à erupção do vulcão Algar do Carvão, onde a sua lava escoava até ao mar, atingindo a costa desde a freguesia de Feteira até Porto Judeu, formando, assim, uma zona costeira de enormes pedras negras.

Gruta das Agulhas - Ilha Terceira, Açores

(C) SIARAM

Essas lavas deram origem a diversas baías, arribas, tubos de escorrência lávica, que deram origem a galerias grandiosas, muitas delas com muitos quilómetros de extensão.

A Gruta das Agulhas possui várias ramificações, tendo a galeria principal uma extensão de cerca de 250 metros. A altura máxima encontrada é de 5.4 metros e a largura máxima é de 4.5 metros.

No interior da gruta são observadas diversas estruturas geológicas como: estalactites, diferentes tipos de lavas e balcões laterais. As pequenas agulhas encontradas nas paredes e tectos são tão pequenas que as vezes são até imperceptíveis.

Gruta das Agulhas - Ilha Terceira, Açores

(C) SIARAM

É importante que os visitantes ao entrarem na Gruta para visitação (quando estiver autorizado o acesso) vá com proteção de capacete e com pessoas especializadas no local.

Publicidade

A Gruta das Agulhas possui ainda a presença de espécies troglóbias, sendo elas: Pseudoblothrus vulcanus, Macarorchestia martini e Pseudosinella ashmoleorum e das espécies endémicas: Phthiracarus falciformis, Orchestia chevreuxi e Pseudosinella azorica.

Gruta das Agulhas - Ilha Terceira, Açores

(C) SIARAM

A Gruta das Agulhas é um local cheio de mistérios. No oculto da gruta há muitos elementos interessantes que despertam a curiosidade dos visitantes. O mistério do seu interior e a beleza de uma natureza criada há milhares de anos continua a atrair turistas para a região.

Actividades populares nos Açores: