Semana dos Baleeiros 2020

Semana dos Baleeiros 2020

Lajes do Pico - Ilha do Pico
19 de Agosto a 25 de Agosto


Descrição Semana dos Baleeiros 2020

Ainda sem datas / cartaz

A Câmara Municipal das Lajes do Pico organiza o último festival de verão das ilhas do Triângulo dos Açores, que integra a Festa em Honra de Nossa de Lourdes, desde 1883, e a Semana dos Baleeiros, instituída em 1986.

Nestes 10 anos, em que nos foi confiada a responsabilidade de organizar a Semana  dos Baleeiros, dignificámos a sua abertura na Igreja Matriz, com a participação do Grupo Coral das Lajes do Pico, recuperámos o fado na Ermida de São Pedro, fizemos o desfile etnográfico, promovemos a participação das nossas seis freguesias, Calheta, Ribeirinha, Piedade, São João, Ribeiras e Lajes, numa festa que nasceu num mar de fé e da ligação dos homens e das mulheres às baleias.

Nestes 10 anos, criámos na Música projetos inovadores como a Escola Municipal de Música, a Orquestra Municipal Académica Juvenil, agora Orquestra de Sopros Municipal, o Concerto das Seis Filarmónicas do concelho e o Concurso Nacional de Composição Coral Manuel Emílio Porto.

Nestes 10 anos, construímos um dos mais belos espaços de festas dos Açores, no Jardim da Baleia, que nos convida para o encontro da família, dos emigrantes e dos amigos, reunindo, na mesma área, três palcos, exposições e tasquinhas. Como da primeira vez, agradecendo a Nossa Senhora de Lourdes todas as graças que nos concede, faço-lhe o convite  para visitar o concelho e a Vila das Lajes do Pico, a Capital da Cultura da Baleia dos Açores, uma cultura que combina a história da baleação com a conversão na preservação das baleias, um exemplo para o Mundo.

Como da primeira vez, em cada um destes 7 dias, aprofundamos a fé, vivemos a cultura da baleia e desfrutamos da nossa excepcional gastronomia, homenageando esses heróis derradeiros que também amavam as baleias.