O Restaurante São Pedro, localizado em Ponta Delgada – Ilha de São Miguel, é um dos restaurantes emblemáticos da cidade e que conta com 14 anos de muita história. O byAçores foi jantar ao Restaurante SP e conta-lhe tudo nesta experiência.

Ao entrar neste restaurante, por momentos, poderá ficar com a ideia que entrou numa galeria de arte ou numa exposição fotográfica sobre a Ilha de São Miguel.

Restaurante São Pedro Ponta Delgada Açores

As suas paredes contam com diversos registos fotográficos da autoria de um dos responsáveis pelo restaurante, João Manuel Chaves. Apesar da profissão, dedica o seu tempo livre à fotografia e vídeo. Sim, também existem ecrãs com imagens e vídeos da Ilha de São Miguel.

A baixa iluminação na sala cria o ambiente perfeito para um jantar tranquilo e mais íntimo, com presença igualmente da luz das velas para dar o toque final.

Fomos recebidos de forma calorosa, pelo próprio, que rapidamente fez questão de nos sentar numa mesa.

Na hora dos pratos (sim, foram mais do que um – uma verdadeira prova gastronómica), apenas nos questionou sobre qualquer alergia a algum alimento ou ingrediente. Na muche. Os dois elementos da equipa byAçores, que se deslocaram ao Restaurante São Pedro, têm algumas restrições alimentares: um é alérgico a marisco e frutos do mar, enquanto o outro é intolerante ao glúten. Sem qualquer problema, o restaurante prevê estas situações e está sempre atento ao cliente.

Os pratos, esses seriam uma surpresa. Não sabíamos o que viria para a mesa. A carta do SP é especial e diferente das demais: incluem uma fotografia com os diversos pratos e respectiva descrição. Pode ver igualmente online no seu website.

Que comece a aventura:

Entradas

Entradas - Restaurante São Pedro - São Miguel, Açores

Para abrir o apetite, foram-nos servidas as entradas, sendo elas: doce de maçã, patê de porco com caril e queijo de São Jorge. Das três, sem dúvida que o Patê de Porco com Caril é de outro mundo, sabor muito intenso e ao mesmo tempo diferente.

Prato principal – Albacora

Sendo o peixe uma das especialidades da casa, principalmente o atum, as lulas, o polvo e o bacalhau, para primeiro prato fomos surpreendidos por uma das novidades da carta: Albacora à São Pedro.

Prato principal de Peixe: Albacora em cama de batata doce, pão ralado e legumes gratinados com queijo da ilha por cima. Para dar o toque final uma pequena redução de mostarda.

Albacora - Restaurante São Pedro - São Miguel - Açores

Podemos afirmar, sem qualquer dúvida, de que este foi um dos melhores pratos de peixe degustados por nós. Um sabor único com um contraste interessante de sabores. A Albacora foi servida de forma mal-média, sendo que o seu interior é possível degustar – ainda mais – o seu sabor único e muito agradável.

Se gosta de ser surpreendido(a) na restauração, sem dúvida, recomendamos este prato principal.

Prato principal – Filet Mignon

O peixe “engana” sempre um pouco e dá-nos a ideia de ficar com fome, mas podemos afirmar que a Albacora já nos tinha deixado bastante saciados e, como se diz, de barriga cheia. Mas houve mais uma surpresa: vamos provar um prato de carne.

Um magnífico Filet Mignon que – como o nome já nos faz prever – é algo com requinte. Mas não estávamos nada à espera de provar um prato com sabores únicos. O Chef do Restaurante São Pedro está de parabéns! Se o prato anterior já tinha sido fenomenal no que diz respeito à confecção e sabor, este não ficou nada atrás. D-i-v-i-n-a-l.

Prato principal de Carne (Filet Mignon “Vista do Rei”): Ovo, Ananás dos Açores, Cebola, Batata Frita e Legumes Gratinados.

Filet Mignon Restaurante São Pedro, Ponta Delgada

Vinho

Para acompanhar a nossa refeição, contamos com a excelente sugestão de Quintela Colheita 2017, um vinho que esteve 9 meses em barrica de carvalho francês e com bastante fruta e concentração.

Quintela Colheita 2017 - Restaurante São Pedro - Açores

Sobremesas

Para sobremesa, não podia faltar os sabores – uma vez mais – típicos dos Açores, ficam algumas sugestões que não pode deixar de experimentar, são simplesmente “de comer e chorar por mais”:

  • Crocante de Gelado de ananás;
  • Ananás com licor regional;
  • Carpaccio de Ananás;

Equipa Restaurante São Pedro

Desde o primeiro minuto em que chegamos até à nossa saída, toda a equipa do restaurante com quem tivemos contacto foram simplesmente incansáveis. Reparamos que estão sempre atentos às diversas mesas e clientes, por forma a que nunca lhes falte nada e acima de tudo se sintam “em casa”.

Um especial agradecimento a João Manuel Chaves pela boa disposição e humor sempre presentes, assim como o saber receber e deixar qualquer cliente à vontade.

Toda a organização do restaurante, assim como o seu serviço são reconhecidos – anualmente – pelo TripAdvisor que considera o Restaurante São Pedro (com base no feedback e recomendações da plataforma)

 

Restaurante São Pedro, Ponta Delgada - Açores

E veja no que deu…

Voltando ao tema do título desta experiência, só podia der dado algo: Um excelente e divinal jantar num dos restaurantes mais emblemáticos da cidade de Ponta Delgada.

DICA: Deverá reservar com alguma antecedência a sua mesa para jantar. Este restaurante, dada a sua popularidade e qualidade de serviço, rapidamente enche. Se efetuar marcação evita grandes esperas à porta. Ainda assim, enquanto espera, todo o cenário e atendimento é igualmente agradável. Vale a pena!

Em nome de toda a equipa byAçores o nosso agradecimento ao Restaurante São Pedro pelo convite e experiência gastronómica e desejamos-vos votos de sucesso e bom trabalho.

Fomos jantar ao Restaurante São Pedro e veja no que deu
5 (100%) 1 avaliações

114 Partilhas

São Pedro – Sabores e Prazer

Largo Almirante Dunn, 23A
9500-292 Ponta Delgada
Ilha de São Miguel
Facebook
Instagram
Website
Ver ficha completa