5 actividades ao ar livre para praticar na Ilha do Pico, nos Açores

Pico é a segunda maior ilha do Arquipélago dos Açores. É também conhecida como a Ilha Preta ou Negra, dada a sua superfície escura, devido ao Vulcão do Pico, que entrou em erupção várias vezes até 1718.

Publicidade

Uma ilha com características únicas e propícias à prática de actividades ao ar livre, nesse sentido deixamos-lhe a sugestão de 5 actividades ao ar livre para praticar na Ilha do Pico.

#01 Vinhas

Património da Vinha
Património da Vinha
Fotografia de António Faria

As Vinhas do Pico são bastante antigas. As suas origens de viticultura remontam ao século XV.

Publicidade

São paisagens únicas e de tirar o fôlego, construída pelo homem, com paredes de pedra dispostas em forma de grande que correm para o interior e paralelamente à costa rochosa. Esta padrão foi exclusivamente organizado para proteção das vinhas do vento e da água do mar.

Aproveite a sua visita ao Pico para conhecer esta fantástica paisagem e também experimentar vinhos únicos. As uvas têm um sabor intenso graças ao solo vulcânico que faz com que o vinho tenha uma mineralidade exuberante.

Publicidade

#02 Montanha do Pico

Subir Montanha do Pico - Ilha do Pico, Açores

A Montanha do Pico é a montanha mais alta de Portugal, situada a 2,351m acima do nível do mar.

As erupções vulcânicas na mesma ocorreram várias vezes: uma vez na década de 1560 e novamente em 1718. Como resultado, há uma cratera de poços que os turistas podem visitar na cúpula da montanha, chamada de Pico Alto; Pode caminhar pelos trilhos e subir ao topo. No entanto deverá fazê-lo junto de empresas e ou guias certificados para tal.

A altura do ano ideal para subir à Montanha do Pico será na primavera e outono. Nos meses de inverno poderá ser um trajecto traiçoeiro devido a neve e ventos fortes.

Sem dúvida que o esforço e escalada valem bem a pena, pois as vistas deslumbrantes do Pico e das ilhas vizinhas aguardam-no no topo.

Publicidade

#03 Gruta das Torres

Gruta das Torres - Pico, Açores

Embora não seja uma actividade inteiramente ao ar livre, terá a mesma sensação natural.

Gruta das Torres, também conhecido como o Tubo subterrâneo de lava, é constituído por uma série de caverna localizadas na zona oeste do Pico, na cidade da Madalena.

Durante a sua visita irá caminhar através de tubos de lava interligados e que foram formados a partir de uma série de fluxos de lava há cerca de 500 a 15000 anos atrás. O diâmetro dos tubos varia entre 2 a 72 pés. Já a altura da caverna é entre 4 a 49 pés, com elevações de até 980 pés. Ao todo, a caverna de lava tem mais de 3,2 milhas de comprimento.

Coloque o capacete de proteção com luz embutida e vá à descoberta deste fantástico local. Irá ter a oportunidade de explorar e aprender geologia assim como a história destes túneis durante a visita.

Publicidade

#04 Observação de baleias / Whale Watching

Whale Watching, Pico - Açores

Nos antepassados a caça aos cachalotes foi bastante ativa no Pico, sendo que a sua gordura e ossos eram usados como matéria-prima para produzir bens, como alimentos para animais, óleo, fertilizantes e dentes. No ano de 1986 esta indústria foi terminada permanentemente. Passados 10 anos, foi aberto um museu público por forma a mostrar todas as máquinas e equipamentos utilizados na época para a caça à baleia.

Nos dias de hoje, a Ilha do Pico hospeda a indústria da observação de baleias e golfinhos, sendo um negócio ecologicamente sustentável. O objectivo final é participar de forma activa no estudo e protecção destas espécies.

Dada a localização geográfica do Pico, poderá encontrar 20 espécies de cetáceos (baleias, golfinhos) nadando através das suas rotas migratórias. A taxa de visibilidade é de 98%. A atividade está ativa durante todo o ano, sendo que no período de março e outubro a probalidade de sucesso na visualização destas espécies é superior.

Não perca: As melhores empresas de Turismo nos Açores

Publicidade

#05 Mergulho com tubarões

Nadar com tubarões, Pico - Azores

Uma actividade ideal para os amantes de aventura e adrenalina.

As águas que circundam a Ilha do Pico recebem nutrientes do Gulf Stream criando um habitat rico e variado. Mobulas e tubarões chegam a um ponto de mergulho chamado Princess Alice, a cerca de 50 milhas do Pico.

Aventure-se, esta é a actividade ideal para aprender e saber mais sobre estes animais – muitas vezes – mal interpretados. Durante toda a atividade, os guias subaquáticos profissionais ensinam-lhe a compreender estes fantásticos animais. A atividade tem uma duração média de 5 a 6 horas.

Divirta-se na sua estadia no Pico e aventure-se!

Mais actividades na Ilha do Pico

Veja também: