Salto do Cabrito – Ilha de São Miguel

A ilha de São Miguel é belíssima. O seu interior é cheio de cascatas, ribeiras, caldeiras e, consequentemente, há diversas actividades feitas ao ar livre que possibilitam explorar ainda mais todas estas atracções naturais.

A Cascata do Salto do Cabrito é uma destas belezas escondidas da Ilha de São Miguel. Está localizada no concelho de Ribeira Grande e é uma cascata belíssima. O acesso à mesma  pode ser feito a pé ou de carro.

Salto do Cabrito - Ribeira Grande, São Miguel - Açores

(C) ribeiragrande.pt

Trilho Pedestre

O Trilho do Salto do Cabrito tem início e fim nas proximidades das Caldeiras da Ribeira Grande. O trilho é feito por um caminho de terra batida e cercado por muita natureza. Ao longo do caminho passará pela Fajã do Redondo, por várias caldeiras e por uma natureza selvagem e muito preservada.

Salto do Cabrito
Salto do Cabrito
Fotografia de Nelson Merenda

O percurso tem duração de cerca de três horas, dependendo do ritmo de cada pessoa. Este é um percurso que possui alguns desafios, como algumas inclinações bem acentuadas. Quem possui maiores dificuldades com subidas e descidas muito inclinadas, recomenda-se ir de carro.

Equipamentos

Para a realização do trilho recomenda-se equipamento adequado para uma melhor experiência da actividade:

  • Roupa confortável;
  • Calçado com sola rígida;
  • Fato de banho;
  • Toalha;
  • Protetor Solar;
  • Saco para guardar aparelhos electrónicos;
  • Máquina fotográfica;

Como o trilho é de dificuldade média e é muito longo, é recomendado levar equipamentos adequados para uma melhor realização da actividade e para evitar problemas durante o percurso.

Cascata do Salto do Cabrito

Localizada no Concelho de Ribeira Grande, esta cascata é de uma beleza única e jamais ficará indiferente a quem a visita.

Cascata Salto do Cabrito
Cascata Salto do Cabrito
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Quem optar por não fazer o trilho pedestre poderá ter acesso de carro, basta subir e deixar o veículo num estacionamento que fica a cerca de 50 metros da cascata.

A queda de água tem cerca de 40 metros de altura e as suas águas são cristalinas e propícias para um delicioso mergulho. A chegada à cascata depois de um longo caminho percorrido é recompensadora.

Salto do Cabrito
Salto do Cabrito
Fotografia de Paulo Medeiros

Quem quiser ter uma vista de cima poderá subir numa escadaria ao lado da cascata. Assim, chegará num espetacular miradouro e poderá apreciar toda a beleza existente nas proximidades.

A zona da cascata é tranquila e ideal para uma passeio de relaxamento. Há quem prefira ir de carro, porém o caminho que passa pela floresta e por vários locais espetaculares da ilha é, sem dúvida, uma experiência que vale a pena experimentar.

Cascata Salto do Cabrito
Cascata Salto do Cabrito
Fotografia de Samuel Silva

A paisagem até ao Salto do Cabrito é fantástica. A piscina natural formada pela cascata é de aproveitar para um mergulho relaxante.

Localização no Mapa

Fotos

Salto do Cabrito
Salto do Cabrito
Fotografia de Osvaldo Janeiro
Salto do Cabrito
Salto do Cabrito
Fotografia de Ruma Photography
This spot…
This spot…
Fotografia de Rodrigo Pereira Aguiar

Vídeo

A cascata do Salto do Cabrito é um lugar que merece fazer parte do seu roteiro durante a estadia na ilha de São Miguel.