A equipa do byAçores foi viver de perto a experiência única do turismo em espaço rural, na Quinta da Queiró (Casas Açorianas) na Ilha de São Miguel.

Situada em pleno coração das Sete Cidades, rapidamente percebemos que estávamos numa casa de campo de excelência, desde a sua arquitetura, história, envolvência, pessoas e, claro, a família. Foi uma experiência incrível!

Uma das grandes diferenças deste tipo de alojamento para os demais está, principalmente, na sua história e origens. É aqui que tudo se torna encantador.

Quinta da Queiró - Sete Cidades - São Miguel - Açores

A Quinta da Queiró e as suas origens

A Quinta da Queiró é um empreendimento turístico da autoria de Zélia Travassos e seus filhos, na recuperação da casa de família dos seus avós paternos.

A agricultura era a sua principal atividade pelo que para além da casa principal, existiam várias infra-estruturas para as demais atividades inerentes à produção agropecuária, como a casa para guardar o cavalo, assim como a erva seca para os animais, casa do milho, entre outras.

É aqui que a magia da família aliada ao amor pelas suas origens, que nasceu a Quinta da Queiró.

Um espaço que reúne as características rústicas, aliadas ao contemporâneo, não esquecendo alguns detalhes que demonstram e permitem relembrar momentos únicos que passam de geração em geração.

Bem-vindos à vossa casa

Em plena bruma, característica e única dos Açores, chegamos à Quinta da Queiró que tem como slogan “Na mística da bruma”. Não poderíamos estar mais de acordo!

Curiosos dirigimo-nos de imediato à Casa de Chá “O Poejo”, onde estava uma magnífica lareira acesa. Para quem está habituado a ter uma lareira para aquecer o seu lar, e em plena bruma com um pouco de vento e chuviscos, ver aquela lareira foi como encontrar água em pleno deserto.

A D. Zélia rapidamente tratou de nos colocar à vontade e dar-nos as boas vindas à nossa casa, bem-vindos à vossa casa.

Após uma breve apresentação e de conversamos um pouco sobre a Quinta da Queiró, passamos à exploração dos vários espaços. Numa primeira fase para vivermos a história de cada alojamento e mais tarde desfrutar de um dos espaços que estava reservado para nós.

Os Alojamentos disponíveis

Alojamento Quinta da Queiró - Turismo Rural Açores

Casa da Folha (1º andar) e Casa da Égua (Rés Chão)

Ao todo a Quinta da Queiró é composta por quatro casas, cada uma com o seu nome e história associada às mesmas. Vamos conhecê-las?

Casa da Égua

Como o seu nome indica, este era o local onde – à noite – servia de repouso da égua da família que era fundamental para as várias tarefas relacionadas com a agricultura.

Ainda é bem visível, e deixado por forma a que quem visita o local possa imaginar o que, em outros tempos, por ali se passava, uma argola de ferro usada para amarrar a égua.

Este alojamento fica por cima da Casa da Folha (veja abaixo) e tem um fantástico quarto com cama dupla, uma sala com vista para Lagoa Azul das Sete Cidades, cozinha, casa de banho completa e, claro, a salamandra a lenha que aquece todos os compartimentos.

Casa da Égua - Quinta da Queiró

Casa da Égua – Quinta da Queiró

Casa da Folha

Era aqui que – antigamente – eram guardados os frutos da colheita agrícola como a folha de milho para alimentar os animais. Daí a origem do nome desta casa.

Foi também o local onde, em família, se desfolhava o milho à luz dos candeeiros a petróleo. E para a sesta após o almoço, era igualmente este o local escolhido pelo dono da casa.

Composta por um quarto de cama duplo, uma sala de estar com salamandra a lenha, cozinha e casa de banho com banheira e chuveiro, esta casa tem ainda um espaço exterior de logradouro. Está igualmente preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Casa da Folha - Quinta da Queiró - São Miguel - Açores

Casa da Folha – Quinta da Queiró

Casa dos Avós

Esta é a casa principal (ou casa mãe) de todo o projeto Quinta da Queiró, era aqui que viviam os avós e daí que este alojamento tenha um significado especial para a família.

Este é também o alojamento com mais acomodação, composto por três quartos (dois deles com cama dupla (um com suite) e um outro quarto com duas camas individuais (igualmente com suite). À semelhança das demais, a salamandra está presente na sala que é comum com cozinha.

A cozinha tem uma decoração fantástica e tem bem presente a zona do forno, onde antigamente tudo era cozinhado. Ainda há espaço para um logradouro na parte exterior (assim como um terraço na parte superior) para desfrutar do ar puro para relaxar e ou fazer as suas refeições.

A Casa dos Avós será uma excelente opção para uma família maior, no entanto poderá também aluguer apenas um quarto, sendo que partilha as áreas comuns com outros hóspedes.

Casa dos Avós - Quinta da Queiró - São Miguel - Açores

Casa dos Avós – Quinta da Queiró

Casa do Curral

Local onde eram recolhidos os animais assim como os aparelhos das cavalgaduras e as alfais. Em noites de Inverno e de temporal, eram recolhidos e guardados os animais neste local.

Atualmente é um excelente alojamento composto por dois pisos, onde no rés do chão está uma casa de banho completa, sala, cozinha e pequeno alpendre privativo. No primeiro andar encontrará dois quartos de cama duplo (um deles com suite).

Foi na Casa do Curral que a equipa do byAçores ficou alojada. Este alojamento, assim como os demais, é bastante espaçoso e permitiu-nos desfrutar de uma excelente estadia com tudo o que necessitávamos.

Casa do Curral - Quinta da Queiró - São Miguel - Açores

Casa de Chá

Para além do alojamento, há também uma Casa de Chá que serve igualmente de apoio para pequenas refeições e pequenos almoços, onde a doçaria regional não ficou esquecida, assim como os chás caseiros.

Serve como uma montra de produtos e sabores tradicionais e regionais, presentes na doçaria (acredite, os bolos são todos divinais), chás, os licores entre outros. Tudo isto neste espaço onde poderá – mesmo que não esteja alojado na Quinta da Queiró – desfrutar.

Os pormenores da decoração deste espaço, com a forte presença das madeiras (como a cadeira abaixo – veja a galeria), dão-lhe um toque especial num ambiente bastante descontraído.

A lareira, tal como nos vários alojamentos, dá-lhe o toque final. Beber um chá quentinho a olhar para a lareira, acredite, sabe pela vida e é aconchegante!

Casa de Chá

Nesta sala há o “Quarto Temático” que é decorado de acordo com época do ano ou festiva. Abaixo a decoração aquando a nossa estadia:

Quarto Temático

O pequeno almoço

Acordar neste local torna-se mágico quando, ainda de manhã, e com alguma bruma, observamos do nosso alojamento a Casa de Chá, com a sua lareira acesa e uma mesa pronta para nos receber para um fantástico pequeno almoço.

Sobre o pequeno almoço realmente ficamos sem palavras, estava tudo simplesmente divinal. Desde a disposição dos fantásticos queijos regionais, às compotas, o pão e a deliciosa salada de fruta amavelmente feita pela D. Zélia com fruta 100% natural. Um autêntico banquete com uma oferta variada.

Ao ficar alojado na Quinta da Queiró o pequeno almoço está incluído. Vai gostar, acredite em nós!

Há mais para além dos Alojamentos e da Casa de Chá

Na Quinta da Queiró há ainda mais três zonas verdes no seu exterior: Uma pequena horta, um jardim e uma quinta com animais: as galinhas, cabras, um bezerro entre outros. Estar em pleno coração das Sete Cidades, conviver e ouvir os animais em plena natureza é simplesmente relaxante. Combinação perfeita.

Fizemos questão de mimar cada um desde amiguinhos que nos fizeram companhia após o nosso pequeno almoço.

Animais - Quinta da Queiró

Sugestões de passeios

  • Estar nas Sete Cidades e não dar um passeio a pé junto da Lagoa pode dizer-se que será como ir a Roma e não ver o Papa. Aproveite que está a poucos metros desta maravilha única, e após o pequeno almoço vá até à Lagoa desfrutar da sua beleza;
  • Outras actividades que poderá realizar nas Sete Cidades que poderá fazer:  Canoagem, Passeio a Cavalo, Passeio de Bicicleta, entre outros.

Vídeo da nossa experiência na Quinta da Queiró

Há imagens que valem mais do que mil palavras e por isso queremos partilhar consigo também a nossa experiência neste vídeo:

Se está a pensar visitar a Ilha de São Miguel e procura um alojamento amplo, espaçoso e localizado nas Sete Cidades, um ex-libris do nosso país, a Quinta da Queiró certamente será a cereja no topo do bolo.

Este projecto tem uma história única que conta com apoio incondicional da D. Zélia e os seus filhos e família. Além de um empreendimento turístico é também um sonho realizado, desde muito nova que a D. Zélia nunca esqueceu e não desistiu de realizar este sonho, o projecto Quinta da Queiró.

A si D. Zélia, e filhos, um agradecimento especial pela forma que, tão bem, nos receberam na vossa, nossa casa. Sentimos fazer parte da família e adoramos os momentos partilhados durante a nossa estadia. Obrigado.

Siga a Quinta da Queiró no Facebook:

 

Reportagem por byAçores (Dez 2018)
Agradecimentos: Quinta da Queiró – Casas Açorianas

5.0
01
Quinta da Queiró Logotipo

Quinta da Queiró

Rua da Queiró, nº 9
9555 - 203 Sete Cidades, Ponta Delgada
São Miguel
Facebook
Instagram
Website
Ver ficha completa