Fajã dos Vimes|9850-213Ribeira Seca, Calheta São Jorge - Ilha de São Jorge

Descrição Casas dos Vimes

As Casas dos Vimes espelham a arquitectura tradicional açoriana, sendo construídas em alvenarias de blocos de basalto, que se combinam em perfeita harmonia com outros elementos de madeira.

Situam-se na encantadora Fajã dos Vimes, um dos espaços classificados como reserva da biosfera, sendo notório o seu genuíno equilíbrio entre o homem e a natureza.
Tem a configuração de um ligeiro plano que se estende desde o sopé das montanhas, que se vai encontrar com as límpidas águas do Canal de São Jorge, balizado pelas Ilhas do Pico e Faial.

A beleza que contemplamos ao olhar para este mar cercado por Ilhas, não nos consegue abstrair de outras bonitas panorâmicas policromáticas da Fajã dos Vimes, com a predominância de bonitos tons de verde.

Aqui podemos apreciar culturas e métodos de cultivo tradicionais, sobressaindo-se pomares, vinhas, terras de semeadura e regadios de Inhames. Neste Local, as culturas mais referenciadas são o cultivo do café (produto de sabor excepcional) e o inhame.

Este último vegetal (rizoma) foi tão fundamental para a sobrevivência dos Jorgenses que os envolveu numa luta de cariz social, conhecida por “Motim dos Inhames” (na heráldica do Concelho da Calheta sobressaem duas folhas desta planta).

Fotografias

Localização no Mapa

Booking.com

Alojamentos nos Açores aos melhores preços

Os Açores no seu email

Receba novidades, conteúdos, destaques...

Li e aceito a Política de Privacidade