📅 30 de Julho a 11 de Outubro de 2026
🕔 Terça a Domingo | 10h00 às 17h30
Inauguração: 30 de julho, às 17h00
📍 Núcleo de Santo André — Museu Carlos Machado, Ponta Delgada
Exposição “Bordadeiras da Maia”
O Museu Carlos Machado inaugura a exposição “Bordadeiras da Maia”, uma mostra que assinala o Dia Mundial do Bordado e celebra o saber-fazer tradicional das bordadeiras da freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande.
A exposição reúne um conjunto diversificado de trabalhos desenvolvidos por um grupo de bordadeiras que, sob a orientação de Maria das Dores Moniz, se reúne semanalmente para preservar, transmitir e reinventar técnicas tradicionais de bordado, como o ponto cheio, Hardanger, pé-de-flor, matiz e ponto cruz.
Fruto do acompanhamento realizado pela equipa de Património Cultural Imaterial do Museu Carlos Machado, a mostra evidencia não só a mestria técnica das participantes, mas também a riqueza criativa e o valor cultural de um património transmitido entre gerações.
Uma exposição que presta homenagem ao bordado enquanto expressão artística e património vivo da ilha de São Miguel.
🎟️ Entrada gratuita no dia da inauguração (30 de julho) e aos domingos. De terça a sábado, a entrada no Núcleo de Santo André tem o custo de 2,00 €, com descontos e isenções aplicáveis.
ℹ️ Mais informações disponíveis nos canais oficiais do Museu Carlos Machado.