E-Bike Ribeira Grande (HD)

Ilha de São Miguel

Duração
3.5 horas
Dificuldade
Fácil

Descobre a freguesia da Ribeira Grande connosco neste passeio de E-Bike pela Costa Norte de E-bike, cheio de história, natureza e vistas à beira mar esplêndidas.

A Ribeira Grande é a segunda maior freguesia da ilha e o seu nome deve-se à água que flui a partir da Lagoa do Fogo que atravessa a freguesia até ao Oceano Atlântico. A Ribeira Grande acolhe-te e a partir do lado leste observa paisagens de cortar a respiração e onde a predominância da agricultura é notável. No lado oeste, as freguesias à beira de oceano dependem maioritariamente da pesca.

NOTA: Vamos percorrer estradas públicas, percursos pedestres oficiais, acessos agrícolas e paisagens protegidas. Por isso pedimos que respeitem o nosso meio ambiente e sejam responsáveis de forma a garantir a sua preservação.

No ponto de partida faremos um breve resumo de segurança em cerca de 15 minutos, uma demonstração de como utilizar a e-bike e todas as suas funções, mostramos como utilizar o GPS e o mapa, e distribuímos o material necessário. Assim que terminarmos, estará pronto para uma aventura sem igual!

Nós começamos por ir diretamente ao “coração” da Ribeira Grande, onde temos a oportunidade de andar pela freguesia. Aqui poderá observar a arquitetura de muitos edifícios antigos, como por exemplo a Igreja do Espírito Santo que é um dos poucos exemplos de estilo barroco no arquipélago, a ponte dos Oito Arcos que foi construída no Séc. 19 e conecta-se à ribeira, a Câmara da freguesia do Séc. 17 e a torre do relógio.

Vamos continuar a andar pelas ruas de três faixas, passando por pastos com cavalos e vacas como nossos espectadores. Vamos andar por pequenas subidas de cascalho vulcânico encontrado nesta área, acompanhado pelo som de água a correr que é proveniente de várias nascentes.

Os oleodutos que vão para o plano de energia hidroelétrica vão levar-nos à Barragem da Fajã do Redondo onde podemos observar melhor. Continuando o nosso itinerário vamos pelo caminho que nos vai levar às Caldeiras da Ribeira Grande. Aqui encontraremos 9 buracos no chão que são usados para a confeção de cozidos e outras delícias locais que são feitas através do calor da atividade vulcânica. A uns metros de distância paramos nos banhos termais das Caldeiras da Ribeira Grande que surgiram no Séc. 19. Aqui podemos encontrar uma banheira do ano de 1803 feita de pedra, que foi posteriormente integrada nos banhos de coroa construídos em 1811.

Seguindo uma rua de calçada portuguesa passamos por ruas secundárias construídas por antepassados açorianos que são pitorescas, com uma variedade de flores e árvores pela rua, tornando-a um passeio com uma vista panorâmica para a nossa próxima paragem, no Miradouro da Coroa da Mata. Um pouco mais à frente, atravessando a rua principal, vamos ver o Miradouro de Santa Iria que nos dá vistas de cortar a respiração do litoral norte onde o impacto das erupções vulcânicas na geologia da ilha são impressionantes.

Continuando em frente, vamos por um caminho de terra, passando por ruas calmas da freguesia e por pastos até chegarmos ao Porto de Sta. Iria. Aqui podemos parar para ver detalhadamente esse antigo porto de pesca que foi construído no início do Séc. 16 como um dos pontos de passagem primários para o comércio do norte. Aqui podes apreciar de perto a costa vulcânica, com pequenos ilhéus, grutas e grandes formações rochosas.

A Ribeira Grande também é conhecida como a Capital Açoriana do Surf onde todos os anos surfistas de todas as partes do mundo se juntam para uma Liga de Surf Mundial. Vamos andar pela costa por caminhos de terra até estarmos de volta às ruas da freguesia onde vamos encontrar as distintas praias de areia preta; Praia do Monte Verde e Areal de Santa Bárbara, que merecem tempo para relaxar e um mergulho refrescante nas limpas águas do mar depois do nosso passeio.

 


Actividade realizada por
Fun Activities Adventure